Vera
2 min readAug 4, 2019

Eu ainda tinha vinte minutos. O barulho do trânsito, os diferentes sotaques e a emersão no frenesi da rua após passar quase uma hora no metrô tornava angustiante uma experiência nova per si. Na multidão, uma senhora me pareceu amigável com seu semblante tranquilo e lhe pedi ajuda. Era meu primeiro dia de trabalho e São Paulo fazia o trajeto parecer um labirinto, eu precisava do fio de Ariadne.

E tive este fio quando decidi sair de Teresina, minha cidade, e vir para cá. Amigos de lá, daqui, amigos que eu já conhecia pessoalmente e amigos que eu ainda não tinha abraçado tornaram meu caminho menos árido numa trajetória longe de casa que hoje completa 1 ano.

A senhora amigável que me indicou o lugar onde eu começaria a trabalhar, percebendo meu sotaque, me convidou para tomar café num lugarzinho aconchegante da esquina. E naquele momento, na presença de uma desconhecida, eu senti a gentileza do paulistano. Era a primeira de muitas.

Era a primeira vez também de emoções que eu viveria em lugares que hoje são especiais para mim por conta de um sabor marcante, do cheiro, das cores e da companhia. A você que deseja mudar de cidade eu desejo que seja tão bem recebido como eu fui aqui em São Paulo e que uma pessoa agradável queira lhe oferecer um café de boas-vindas.

Para um café, comida, e passeios, deixo os meus 5 lugares favoritos da cidade:

1 — Burger & Burger: Lugar aconchegante, tem o melhor mate gelado de São Paulo e todos os hamburgueres são deliciosos, principalmente porque o pão tem sabor de amor e cuidado.

2 — Ofner: Estou lá todo final de semana para tomar o Chai Latte. O cheiro de canela parece inebriar a alma.

3 — Parque Ibirapuera: Embora esteja quase sempre lotado, é bastante arborizado e há espaços legais para se andar de patinete e bicicleta ou só fazer um passeio a pé como os australopithecus.

4 — Pinacoteca: Um dos prédios mais lindos de São Paulo, além do acervo ter Almeida Júnior entre suas melhores obras.

5 — Livraria Cultura da Paulista: O espaço é bonito, tem cheiro de café, e há livros do Hobsbawm.