Torrent, pra que te quero?

Vera
2 min readOct 20, 2020

--

Como a pirataria melhorou o meu poder de escolha

Somados os streamings, em casa temos HBO, GloboPlay, PrimeVídeo e Netflix. Raramente faço uso destas ferramentas. HBO é de uma qualidade magnífica e tem em seu catálogo séries e filmes com elenco e roteiro invejáveis. Netflix, por outro lado, preocupa-se em produzir conteúdo de baixa qualidade com a única finalidade de manter seu público jovem conectado em casa ou no metrô por meio de seu excelente app para smartphone.

Vim ter acesso a tv por assinatura já depois dos 20 anos. TCM e Telecine Cult eram minha paixão. Foi nestes canais que conheci filmes clássicos e fora do circuito de Hollywood. O que era apenas um gosto por obras bem feitas, se transformou em paixão e dali para o Torrent foi um pulo.

Hoje, ele é quase um jeito de manifestar para mim mesma o quanto quero ter algum poder de decisão acerca do que vou consumir. É claro que tenho ciência de que isso é pirataria. Eu me importo? Não. Quero rever Angels in America porque tem a Meryl Streep no elenco ou rever Norma Rae porque a Sally Field me lembra a Regina Duarte e eu acho isso engraçado.

Não foi O Dilema das Redes que me despertou esta consciência de estar cercada o tempo inteiro de sugestões feitas por programadores que ganham milhões para prender minha audiência. Ela existe há muito. Aliás, a Netflix não se pronunciar como parte do problema enquanto vilaniza Twitter, Instagram e Facebook com seus algoritmos diminuiu a credibilidade do documentário para mim.

Pareço ingênua falando em escolhas no meio de tantos apps que nos deixam sugestionáveis? Claro que sim. Eu poderia ser o Schwarzenegger em Total Recall (sem a parte de ser casada com a Sharon Stone) e sem viver altas aventuras em Marte. Aliás, você sabia que as pílulas Azul e Vermelha vêm desta obra tosca-cult e não originalmente de Matrix?

Total Recall (1990)

E a pílula que quero hoje é a vermelha. Ela não vai me trazer um grande despertar nem mudar minha vida radicalmente. Mas vai me levar a escolher o que quero consumir de cultura sem a influência de um algoritmo treinado para mostrar o que quero ver na home de um dos quatro streamings.

--

--